quinta-feira, 31 de maio de 2007

Dicas básicas para desenvolvimento da massa muscular

Dicas Técnicas

Nunca inicie o treinamento sem antes se aquecer;

Sempre alongue-se antes e depois dos treinamentos;

Realize cada repetição usando a extensão completa de movimentos;

Evite movimentos enganosos, eles aumentam os riscos de lesões;

Mantenha o controle do peso durante todo o movimento;

Concentre-se em ambas as fases: concêntrica e excêntrica, de cada movimento, pois cada uma tem uma função específica e não deve ser ignorada;

Mude o tipo de exercício que você realiza e varie sua atividade, usando variações para o mesmo músculo ;

Nunca realize uma extensão de movimento parcial, elas reduzem os estímulos sobre o músculo;

Utilize de 6 à 8 séries para músculos pequenos (bíceps, tríceps, ombros)

Utilize de 8 à 12 séries para músculos maiores ( peitoral, dorsal, quadríceps, etc...)

Nunca ignore o período de recuperação, ele é tão importante quanto à execução; é nele que ocorre o anabolismo muscular.

Nunca despreze a técnica por causa da ansiedade de aumentar a sobrecarga, isto pode ocasionar sérias lesões que demorarão para serem recuperadas.

Para cada três dias de treinamento, reserve um para o descanso para que suas fontes energéticas (glicogênio hepático e muscular) sejam ressintetizadas. Você pode dar ênfase nessa ou naquela musculatura mas a fonte energética para o trabalho muscular continua sendo a mesma !!!

Pesos excessivos prejudicam a técnica dos movimentos, aumentando o desperdício calórico.

Não use pesos muito leves, pouco resistente ao movimento. Eles não proporcionam um estímulo ideal para proporcionarem a hipertrofia muscular. Procure a carga ideal.

Não faça intervalos longos entre as séries. O ideal neste caso é de um minuto à um minuto e meio, para poder recuperar a energia gasta.

Conforme você for progredindo, varie a intensidade, velocidade, cargas e tempo de recuperação para estimular o crescimento muscular.

Durma pelo menos oito horas diárias, para poder recuperar a energia gasta e ter melhor liberação do hormônio do crescimento.

Alimente-se cerca de 5 vez ao dia. Para os magros os melhores alimentos são: ovos, carne vermelha, arroz. feijão, pão integral, leite desnatado, queijos brancos, iogurtes, macarrão, verduras, frutas e castanhas.

Evite : gorduras, frituras e doces.

Utilize suplementos alimentares : hipercalóricos, proteínas, energéticos e aminoácidos.

Nos dias de treino tome carboidratos 30 minutos antes e 30 minutos após. Assim você terá mais energia para os treinos sem queimar muitas calorias que no caso do magro é de suma importância.

Ingira uma refeição protéica com cerca de 40 a 50 gramas de proteínas de origem animal, ou tome um bom suplemento protéico, que é mais prático, até 90 minutos depois do treino

Evite gastar energia com outros esportes. Reserve suas calorias e energias para construir músculos.


As metas para quem quer entrar em forma

Quem quiser ter os músculos hipertrofiados deverá, antes, passar pelo emagrecimento, pelo enrijecimento e pela definição. Confira o que fazer em cada etapa :

Para emagrecer


O recomendável para quem pretende queimar gordura é caminhar ou correr na esteira, pedalar a bicicleta ergométrica ou fazer alguma ginástica aeróbica em grupo. São necessárias no mínimo três e no máximo seis sessões semanais, de uma hora cada. Os batimentos cardíacos devem ser mantidos entre 60% e 85% da freqüência máxima recomendada para o atleta.

Conselho: a corrida, uma das atividades físicas que mais queimam calorias, é um exercício de alto impacto sobre as articulações, principalmente os joelhos. Portanto, é bom começar pela caminhada e fazer um trabalho voltado para o fortalecimento da musculatura das pernas. Isso ajuda a prevenir as lesões.

Para tonificar os músculos

Os exercícios aeróbicos para emagrecimento começam a enrijecer os músculos, mas para conseguir um bom resultado convém iniciar um trabalho específico. É aconselhável que se programem exercícios para todos os grupos musculares. Os aparelhos devem ser regulados na carga mínima. Para cada exercício devem ser feitas três séries, com quinze a vinte repetições cada uma.

Conselho: não comece a praticar musculação, sobretudo os exercícios abdominais, antes de emagrecer. Quem inicia um programa com o peso acima do ideal terá dificuldade para notar a rigidez dos próprios músculos, que permanecerão cobertos por uma camada de gordura.

Para definir os músculos

Tonificados, os músculos estão prontos para ser mais exigidos. À medida que a carga dos aparelhos é aumentada, de acordo com a orientação do professor, o número de repetições em cada uma das três séries recomendadas deve ser reduzido para algo entre doze e quinze. É isso que fará com que o músculo comece a se desenvolver e a ficar aparente.

Conselho: a atividade aeróbica não pode ser abandonada. A esteira e a bicicleta devem consumir pelo menos meia hora por dia de exercício.

Para hipertrofiar os músculos

Depois de tonificados e definidos, os músculos podem ser trabalhados para ganhar massa. Aqui, o recomendado é que se aumente a carga dos aparelhos, sempre com a supervisão do professor. O número de séries de cada exercício deve ser elevado para quatro. As repetições têm de ser reduzidas para algo em torno de dez ou doze.

Conselho: evite, em qualquer etapa do treinamento, consumir os esteróides anabolizantes. Eles até podem apressar o resultado, mas o risco é enorme. Entre outras doenças, estão associados ao desenvolvimento de câncer no fígado.

8 comentários:

Anônimo disse...

ACHEI PERFEITA E SUPER DIDÁTICA ESSA POSTAGEM.. PARABENS O SITE ESTÁ OTIMO!

Anônimo disse...

cara.. mtu boa definição de todo o trabalho!

gostei mtu, pois vai me ajudar,
pelo fato de eu ser iniciante..

vlw aew!!

Anônimo disse...

O teu Site está completisimo em relaxao a dados...tem tudo o que passei meses a pesquisar...obrigado...

Marcel Monroe disse...

Parabens!!

Ótimo Blog... as dicas, exercícios e as ilustrações são de fundamental importancia para entendimento dos exercícios e trabalho dos músculos...
Continue, estamos esperando mais postagens.

Adicionado nos favoritos.

Abraços.

Anônimo disse...

nossa muito bom mesmo continuo assim
Vlw ^^

Unknown disse...

Muito bom, me esclareceu muitas dúvidas!

Anônimo disse...

I used to be able to find good info from your content.



Feel free to visit my web page - XtraSize

Anônimo disse...

I think this is among the most vital information for me.
And i'm glad reading your article. But should remark on some
general things, The website style is perfect, the articles is
really nice : D. Good job, cheers

Have a look at my webpage; criminal lawyers in arizona