quinta-feira, 24 de maio de 2007

Treino Insano de Tríceps

Ei, então você esta interessado em fazer um treino de força? Obviamente você esta ai pensando que sabe como fazer isso mas deixe eu lhe contar um segredo – as pessoas pensam que é só levantar muito peso que já se tornam halterofilistas. Mas a única coisa que irão ganhar é uma passagem de ida para o hospital. Se você quer ser um Powerlifter, Levantador Olímpico, competidor de Strongman ou qualquer outro esporte de força, sua forma e treino tem que ser Hardcore, impecável e absolutamente perfeito.

Eu sempre digo que um atleta de levantamento de peso tem que ter um treino têm que ser tão rigoroso quanto detalhado como uma rotina de pose de um Bodybuilding; impecável. Um treino hardcore, absolutamente, não é nem um pouco bonito de se ver.

A maioria dos iniciantes treina com o foco no Bodybuilding, assim treinam um grupo muscular empenhado em um único aparelho (supino = peito, agachamento = coxas, etc.). Mas lembre-se que o powerlifter treina focalizando o corpo inteiro.Revelando outro segredo; toda a força envolve seus braços (sim, até no agachamento). Assim sendo puxando, empurrando ou agachamento com o peso do mundo em seus ombros, seus braços estão conectados com aquele peso. Por isso é tão importante treinar eles, principalmente os tão negligenciados tríceps. E se for um Bodybuilding o mesmo se encaixa. Às vezes eles estão tão preocupados em ter um “pico” no bíceps e acabam se esquecendo de treinar tríceps. A rotina a seguir é feita, principalmente, para deixar seus tríceps mais fortes, mas também ira lhe ajudar a ganhar algum volume em seus braços. Descanse pelo menos uns 2 minutos entre cada série e 5 minutos entre cada exercício, caso contrario seus músculos não irão agüentar o tranco.

Supino Fechado com Pegada Invertida

Depois de ter aquecido e se alongado (essencial para evitar lesões), vamos começar com o supino fechado com pegada invertida. Esse leva algum tempo pra se acostumar, por causa dos pulsos.
Agarre a barra com, aproximadamente, 25 cm de distancia entre as mãos; pode pedir alguém pra lhe ajudar caso não saiba como fazer esse exercício. Desça a barra para um pouco abaixo de seu peito e então a eleve para cima. Nada de movimentos bruscos e/ou tortos. Mantenha seus antebraços a 90 graus do chão. Faça 3 series de 8, sempre aumentando os pesos.

Rosca Testa

Comece segurando a barra em cima de sua cabeça, segure ela com uma pegada média, vá dobrando seus antebraços como se fosse bater a barra em sua testa (não precisa encostar na testa) e com um movimento explosivo erga a barra usando somente seus tríceps.
Agora preste muita atenção, nesse exercício você tem que mover o tríceps e mais nada, nenhum outro músculo, ou seja – não transforme isso em um pullover! Pare de subir a barra quando seus cotovelos estiverem esticados e então abaixe o peso novamente, abaixe de modo que a barra quase encoste e sua testa e a tensão será levada diretamente aos seus tríceps e então eleve para cima novamente. Quando você não agüentar mais, tire um pouco de peso da barra (uma anilha pequena) e continue. Faça 3 séries.
O beneficio de usar essa técnica com anilhas de tamanhos diferentes é que assim a barra começa a ficar mais leve, assim trabalhando seus tríceps em 3 ângulos diferentes!

Puxador (Tríceps na Polia)

Outra vez comece com muito peso para fazer 4-6 repetições. Ao terminar diminua o peso e faça algo em torno 6-8 repetições. Nesse exercício será feito 4 séries, as outras duas vão ser 8-10 reps e depois 10-12 reps. Tenha certeza que diminuiu as cargas um pouco de cada vez. Isso vai lhe dar tríceps monstros de diferentes ângulos.

Paralelas e Tríceps Extensora (Tríceps na Polia)

Esses são os últimos exercícios, o Gran Finale. Verdadeiros mergulhos na paralelas junto com Supersets no Tríceps Extensora(Com pegada em V). Basicamente vai saturar seus músculos com sangue e fazer eles se curarem. Nada como algumas toneladas aqui para sentir seus músculos queimando. Vá para a barra faça um mergulho perfeito. Faça quantas você conseguir, até você estar quase vomitando suas tripas.Terminando, vá para a polia e faça tantas extensões quanto você conseguir, depois descanse e comece novamente. Faça 3 séries, diminuindo o peso na extensora em cada série.

Tente essa rotina 1 vez por semana durante 4 semanas (não ultrapasse 6 semanas).
Realmente essa rotina é muito intensiva e um tratamento de choque para seus braços. Por isso eu sugiro que você não faça qualquer outro exercício para o tríceps. Faça essa rotina somente nos dias que você não for fazer nenhum outro exercício que vá usar seus tríceps, ou melhor, reserve um dia inteiramente para treinar tríceps.
Após 4 semanas de treino, fique uma semana sem treinar tríceps e depois disso você pode voltar com seu treino normal para braços.

2 comentários:

Bruno Raphael disse...

Ótimo tópico. Vou testar essa rotina.

abraços

Anônimo disse...

Para obter hipertrofia e força no triceps é com paralelas, mergulho, supino fechado, triceps testa, e rosca francesa bilateral com halter, nessa ordem mesmo.Esses cinco eu acredito que são os melhores, no caso eu faço o testa, o supino fechado e a rosca francesa pois treino em casa, mas bem que eu queria ter barras paralelas hehe abraços...